Hoje encerramos a nossa primeira série de mensagens do ano. Todo mês teremos uma série de mensagens com subtemas para aprendermos mais da vontade de Deus para nós. Para este mês de fevereiro, a série de mensagens “Ore!”. Assim mesmo, no imperativo. Na primeira mensagem respondemos à pergunta “por que oramos?”. Na segunda aprendemos com “orando como o Senhor nos ensinou”. Na terceira mensagem aprendemos com “orando na alegria”. Hoje, no encerramento desta série de mensagens, vamos aprender a orar na adversidade. Para isso, vamos ao texto da Primeira Carta do Apóstolo Pedro 4.12-19.
¹²Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; ¹³pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. ¹⁴Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. ¹⁵Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; ¹⁶mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome. ¹⁷Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? ¹⁸E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador? ¹⁹Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.
A Primeira Epístola de São Pedro foi escrita em um período de crescente hostilidade contra os cristãos, em meados da sexta década do Século I d.C., durante o reinado do imperador Nero. A carta foi dirigida aos cristãos dispersos na Ásia Menor, que enfrentavam perseguições e dificuldades em uma sociedade pagã hostil e sofriam com a influência dos falsos mestres. O apóstolo Pedro escreveu para encorajá-los a perseverar na fé e a manter um comportamento exemplar, mesmo diante das adversidades.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Café com Alecrim para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.